NA FAAP, CANDIDATOS DO VESTIBULAR PASSAM POR ORIENTAÇÃO DE CARREIRA

Na FAAP, candidatos do vestibular passam por orientaçao de carreira

 

Objetivo é tirar todas as dúvidas do estudante, minimizando evasão escolar e possíveis frustações por uma escolha equivocada

A evasão no ensino superior ainda é grande. De acordo com o último Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 40% das pessoas que se matricularam na graduação, entre 2010 e 2019, concluíram o curso. Entre os vários motivos está a escolha errada pelo curso, seja por pressão familiar ou indecisão na hora de prestar o vestibular.

Na Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), o candidato que presta o vestibular passa por uma Orientação de Carreira. O objetivo é justamente minimizar possíveis arrependimentos no meio do curso. “Queremos que ele se sinta seguro ao escolher o   curso, tirando todas as dúvidas que possa ter em relação às disciplinas, professores, mercado de trabalho e futuro da carreira”, explica Luciana de Almeida Palhete, responsável pelo Relacionamento com o Mercado na FAAP.

Também existe a opção dos pais ou responsáveis participarem juntos do processo de orientação. Segundo Luciana, funciona muito bem, uma vez que eles também têm dúvidas sobre o futuro do filho, principalmente quando escolhem carreiras não tradicionais, como Artes Visuais, Rádio e TV ou Produção Cultural, por exemplo. “É uma oportunidade para também obterem conhecimento sobre as várias possibilidades de carreira e ajudarem seus filhos na escolha, de maneira consciente e sem pressão”, destaca.

Como funciona a orientação de carreira

Ao se inscrever no vestibular, o candidato pode fazer o agendamento pelo mesmo site. A orientação é feita com o coordenador do curso escolhido pelo estudante. Neste período de distanciamento social, a conversa é virtual.   

O aluno pode optar por fazer mais de uma orientação, caso tenha interesse em tirar dúvida sobre cursos de áreas diferentes.

Alunos do Colégio FAAP também são auxiliados

A atenção em ajudar os estudantes a ter uma escolha profissional consciente também passa pelo Colégio FAAP, que oferece aos seus alunos programas como a Orientação Vocacional, realizada desde o primeiro ano do Ensino Médio. Além de palestras com profissionais, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar aulas da graduação como ouvintes. Isso porque a unidade de São Paulo do colégio está dentro do campus da Faculdade FAAP.

Além disso, os alunos do colégio participam de Projetos Especiais, desenvolvidos em parceria com os coordenadores dos cursos da graduação. São aulas interdisciplinares, como gastronomia, robótica, marketing pessoal, inteligência financeira, entre outras, que permitem ao estudante ter uma noção das diversas possibilidades profissionais.

Os jovens também são estimulados a questionar suas preferências e características a partir de dinâmicas que usam o método do norte-americano Ned Herrmann de dominância cerebral. “Se o lado esquerdo domina mais que o direito, o aluno é mais lógico e racional. Já o aluno que tiver o lado direito mais dominante, possui características mais voltadas a questões emocionais e artísticas”, explica a orientador educacional do Colégio FAAP, Marinez Felix Rafaldini.

No Comments

Post A Comment